MANGABA – EM UNAÍ SÓ EM RESERVAS AMBIENTAIS

Nome científico –Hancornia speciosa gomes. Família botânica – Apocynaceae . Em Tupi Guarani – significa COISA BOA  DE COMER.  A    mangaba é o fruto da mangabeira, característica de clima tropical e é originária do Brasil e pode ser encontrada desde o Amazonas até São Paulo. A mangaba é um fruto de polpa mole, viscosa, com um sabor doce, muito gostoso. É ideal para o preparo de sucos e sorvetes por ser um um fruto que perece rapidamente. A mangabeira pode atingir 7 metros de altura, contém suco leitoso, copa arredondada, tronco tortuoso, bastante ramificado, revestido por uma casca áspera, de 20 a 30 cms de diâmetro. Suas folhas são simples e brilhantes, GLABRAS NAS DUAS FACES , duras como couro . Têm de 7-10 cm de largura de coloração avermelhada quando novas e ao caírem. As suas flores  são fasciculadas e perfumadas  e são de cor branca. Seu fruto(a mangaba) é um fruto CARNUDO E COMESTIVEL. Não têm caroços , mais possui bastante sementes. Da mangabeira retira-se o látex que é utilizado na fabricação de uma borracha de cor rosada. É uma  planta comum nos estados do Nordeste, nas vegetações abertas como cerrado e caatinga. Começa a frutificar a partir de três anos de idade e é muito rica em FERRO E VITAMINA C.  A colheita vai de novembro a junho e o estado que mais produz mangaba é o Sergipe. É uma planta  muito comum no estado de Minas Gerais, o que originou  o nome “Parque das Mangabeiras” em Belo Horizonte. Uma pesquisa feita pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), indica que a árvore mangabeira é um remédio muito eficaz CONTRA A PRESSÃO ALTA’. Nas lojas de produtos naturais é vendida sob a forma de pedaços de troncos. O chá de folha de mangaba ou de seu tronco não deve ser utilizado sem prescrição médica, pois com a saúde não se brinca. A  fruta verde (sem estar pronta para o consumo) é venenosa e imprópria para o consumo, causando INTOXICAÇÕES QUE PODEM LEVAR À MORTE. A madeira é utilizada na fabricação de caixotaria e para lenha  e carvão. Em nossa Unaí a cobertura vegetal é o cerrado. Porém  pouco resta desta formação e a MANGABEIRA só se encontra em área de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL .                                                                                                                              Fontes  de pesquisa: Clube da Semente, Brasil Escola e Globo Rural.

2 pensamentos sobre “MANGABA – EM UNAÍ SÓ EM RESERVAS AMBIENTAIS

  1. alda quero te parabenizar pela a iniciativa que voce tem de falar coisas que as pessoas veem mas nao tem coragem de falar ,pela a sua iniciativa de falar sober coisas e asssuntos que estao se apagando da memoria dos unaienses parabens e um grande abraço

    • Cristina, como já lhe falei não está sendo fácil, as vezes tenho vontade de desistir, mas a minha vontade de ver Unaí bonita, limpa, com uma educação aprimorada, com universidades e com uma cultura mais aprimorada. Não que nós não sejamos, mas estamos muito longe do desejável, e eu não estou aqui COM PRETENSÕES de mudar ninguém, pois eu também estou neste contexto. Apenas estou iniciando um trabalho que o público tem acesso, pois “nas caladas” tem muita ge4nte trabalhando aqui em Unaí, em atividades que nós orgulharíamos ao ver o quanto esse povo unaiense é solidário. Precisamos apenas de menos presunção e estiparmos os muitos dedos que não nascemos com eles, mas adquiridos pelo meio social que inventamos.

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s