Mulher

Mulher
São tantas mulheres,
Mulheres santas,
Santas mulheres.

Mulher
É cheiro de infância,
É véu de noivado,
É impulso de vida.

Mulher
É o  hoje,
É o agora,
É o amanhã.

Mulher
É o canto
É fantasia
É amparo .

Mulher
É chama,
É razão,
É emoção.

Mulher
É caminho,
É busca,
É encontro.

Ser mulher é ter mãos estendidas,
Ser mulher é cor
Arco-íris do amor.

Ser mulher é viver entre opostos,
Ser mulher é dividir papéis,
É viver afetos,
É viver sentimentos.

Ser mulher é ser mundo,
Mundo que sai por entre suas pernas
Em movimento de corpo,
No parir de vidas.

Mulheres… Tristemente
Mulheres felizes!

Extraído do livro “”Círculo do Sol” – Alda Alves Barbosa

14 pensamentos sobre “Mulher

  1. Alda, parabéns

    Bela HOMENagem ás mulheres. Na verdade para sermos literalmente justos deveria ser uma MULHERagem. Que belo! A mulher é o eixo harmônico dos grupamentos humanos é infinitamente mais que aquilo que une o adúltero ao agradável.

    • Carlos você foi mais feliz do que eu na homenagem que fiz a nós mulheres! Responda-me, esta homenagem “O dia Internacional da Mulher”, não é uma BURROmenagem não? Por quê temos que lembrar aos outros que existimos? Este dia não foi criado pelos homens não? Não necessitamos do “Dia Internacional dos Homens” para nos lembrarmos deles. Será que para nós mulheres, eles são tão imprescindíveis que lembramos deles sem que seja necessário institucionalizar o dia do “macho”? Isto está me cheirando mal….rsrsrss. Na verdade prefiro o que está postado no “espaço do leitor”, escrito pela Júlia Laura ” É desnecessário o dia da mulher. Ela existe por si mesma. Lindo, né?: Mas… Paradoxalmente gostei também dos “seus escritos”: HOMENagem às, não nas Mulheres – une o adÚlLTERO ao agradável. Mas apesar de ter gostado e muito me soaaa à MACHISMOOOOOOOO. Beijos, meu querido criativo e gozador, no sentido bom do vocábulo, ou será no antônimo da palavra? E o antônimo da palavra é ruim? É não… Estou me enrolando, não consigo e nem quero competir com você, você é grande demais!! Estou usando figuras de linguagem, não me leva a mal rsrsrsrsrsrsr. Beijão

  2. Olá minha linda ! Você elogiou tanto as mulheres que não me sobraram palavras para completar os seus elogios. Vocês são tão belas que fazem com que eu me torne um homem apaixonado pela beleza de vocês. Assim meu olhar foca na beleza e fico com desejo de tê-las sempre por perto. De preferência com perfume francês…..rsrrsrs…Beijos

    • … Eu não fiz elogios a nós mulheres, apenas poetizei os que nós somos… além de sermos “tristemente mulheres felizes”! Acredito, é minha opinião, que somos quase tudo de bom, vocês homens completam o pouco que falta, quando completam rsrs! Como nós conversamos uma vez, não existe ninguém feio, é um questão de olhar, de gostar do jeito de ser fisicamente da pessoa. Mas a beleza que não precisa de ornamentos, no caso, a alma, esta sim, temos almas feias (caráter) e almas lindas! Esta beleza pesa mais em todos os tipos de relacionamentos. Quanto ao perfume francês… Sabe que você tem bom gosto? Um grande abraço, meu lindo. Alda

  3. Cara Alda,

    Desculpe-me pelos trocadilhos no comentário sobre o sua bela poesia: Mulher. Ás vezes na pressa, o comentário sai truncado.Quando digo que mulher é infinitamente mais que aquilo que une útero ao agradável(vagina) estou me referindo ao sexo feminino propriamente dito. Não sei por que cargas d’água o programa trocou a palavra útero por adúltero e isso adulterou o sentido, criando uma nova conotação, razão pela qual executei a correção imediata. A palavra escrita tem dessas coisas.Muitas vezes o que é grafado não consegue carregar o que verdadeiramente sentimos e piora ainda mais quando é grafado de forma errada .
    Devemos sempre, por ordem de oficio, colocar humor e criatividade em tudo o que fazemos correndo o risco de soar arrogante ou debochado, embora não seja essa a real intenção. Longe de mim o uso de comentário depreciativo e deselegante.
    Penso que o dia das mulheres é uma homenagem merecida, é um tributo justo e deve ser recebido como um galanteio, um bouquet de rosas oferecido a quem, a meu ver, é o eixo harmônico e terno da humanidade, mesmo com todas as dificuldades desgastantes da relação homem/mulher, associadas a tradição machista da nossa cultura. Declarar-me feminista seria hipocrisia considerando a influencia da herança cultural impregnada na nossa sociede. Vejo, nos nossos dias, o machismo desaparecendo diante das consquistas femininas.
    Enfim, a intenção era parabeniza-la pelos belos versos, lembrar que homenagem vem de homem(forma machista de designar humanidade); que Mulher é infinitamente mais do que sexo, e que as mulheres merecem até muito mais que uma data comemorativa…E pelo amor de Deus sem essa de competição. A idéia é complementação.

    Um forte Abraço em todos aí!

    • Carlos, adoro trocadilhos, adoro gente como você, adoro você. Ninguém que conheço respeita tanto as pessoas como você. Estou falando de respeito pelo que o outro é, pelo que ele pode ser, pelo o que ele pensa. Nunca pensaria que você poderia constranger alguém, imagine nós mulheres. Já lhe disse, somos boazinhas demais, amamos demais, entendemos demais, perdoamos demais, mas quando intensificamos estes demais, cuidado, quando a mágoa, a raiva ultrapassa os limites do “Não aguento mais”, nós mulheres nos transformamos em feras domadas rsrsrsrs… Um afago… Pronto…Você sabe que não é é assim, mas pode acontecer de ser assim. Cada uma tem seu jeito próprio de lidar com o mundo, eu tenho o meu que amo de paixão: Escolhi ser livre, apesar de às vezes não saber o que fazer com “essa tal liberdade.” Como disse a você anteriormente, adoro trocadilho, gosto das inteligências brincantes que nos fazem pensar, e você é assim, um cigarrinho de palha, um causo muito bom, um violão,mais dedos prosa e a vida fica linda. Ou veste uma roupa social, se torna um profissional competente, brinca com os não mineiros, volta ao trabalho… E a vida segue o rumo que nós indicamos, homens mulheres, crianças, idosos… Coisas da vida!
      Um grande abraço,
      Alda

  4. GANHEI UM PARABÉNS PELO MEU DIA … MAS ACHO QUE MEU DIA É TODO DIA. PRINCIPALMENTE DEPOIS DE LER SEU POEMA SINTO QUE MEU DIA É SIM TODO MINUTO. BJS.

  5. Sim Lu, todos os dias somos um poema. Fazemos poema do cansaço, da dor, da alegria, da paixão, da busca, do encontro, do amor, do sexo, do parir… E ainda somos tristemente mulheres felizes. Mas precisamos dos homens, dos filhos para sermos assim, seres humanos, mas acima de tudo mulheres. Aproveite b em os dias, eles são exclusivamente seus.

  6. O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!! NA VERDADE SEMPRE ACHEI UM TREMENDO ABSURDO!!!PORQUE QUEM CRIOU ESSE DIA,COMO SE PRECISASSE DE UM SO DIA DA MULHER…!! NAO SE HOMENAGEIA A MULHER…!! REVERENCIA-SE !!! DEVOCIONA-SE…RENDE-SE A ELA !!! SEMPRE DIGO QUE A VIDA ANTES DA MULHER ,ERA UM PONTO DE INTERROGAÇAO(?)….E DEPOIS DA MULHER,A VIDA É RETICENCIAS !! É A CONTINUIDADE!!! A PROPAGAÇAO…!!! OS ROMANTICOS(COMO EU RSRSR) OS SENCIVEIS,OS AMANTES,OS FILHOS…NAO MARCAM EM CALENDARIOS UM DIA PRA ELAS. UMA VIDA É POUCO,POR ISSO DEUS A LEVOU PRA ETERNIDADE COMO SENDO SUA MAE!!!

    • Allvan, fiz este comentário com o Carlos Roberto, ele concordou comigo. Acho que para sermos lembradas não precisamos de uma data específica, estamos no mundo todos os dias, cuidando, trabalhando, fazendo, amando. O machismo começa pelo homem (para designar a humanidade), no ponto de vista de Carlos, e mais uma vez concordo plenamente com ele. Por quê não institualizam o “Dia Internacional dos Homens?”. Será porque lembramos deles a todo instante? E se lembramos tanto deles, não acha que a dependência emocional ainda é grande? Acredito que sim, mas entendo que é pouco tempo para tanta mudança! Mas estamos caminhando para desatar estes nós. Um dia seremos companheiras totalmente independentes emocionalmente, financeiramente, a estrada é esta e a caminhada também, um ao lado do outro, apoiando e divindo tarefas, emoções, amor, enfim, divindo a vida, sendo cada um ele mesmo, sem necessidade de estar no outro. Escrevendo muita música? Gostaria sempre de saber como está indo a carreira.
      Um grande abraço
      Alda

  7. Alda, lindo seu poema, mas fico a pensar… Sendo tudo isto que na verdade somos, não são versos de poeta não, vc poetizou a nossa realidade, não temos valor, imagine, se fôssemos somente a metade do que vc disse? Obrigada, desculpe-me pela indignação.
    Rafaela

    • Rafaela, obrigada pelas lindas palavras que você atribui ao poema “Mulheres”. Sim, não são apenas versos de poeta não, é a realidade da mulher. Acredito, este é o meu pensamento, que não devemos esperar que as pessoas nos valorizem, nós é que nos descobrimos sendo assim, portanto, acho, que a valorização tem que vir de nós mesmas. Agora lutar para que seu trabalho tenha o mesmo valor dos homens é legítimo, mas esperar reconhecimento seja de quem for, não é uma atitude saudável… Pense, se você se viu no poema, poesia nunca termina, alguém sempre acrescenta ou tira. Faça isto, acrescente ou tire algo que não está contente.
      Com muito carinho,
      Alda

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s