CONSULTAR UM PSICÓLOGO?! EU NÃO SOU MALUCO!


Quem nunca ouviu esta expressão?
Eu como psicóloga, procurei no CID, de “cabo a rabo” e não encontrei os termos doido ou maluco. Para quem não sabe, CID é a sigla de CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS.
A psicologia é uma ciência que com muitas outras mais conhecidas, quer ver o ser humano feliz.
O psicólogo atua nas mais diversas áreas: na educação, saúde, lazer, esporte, trabalho, segurança e o “diabo a quatro”. Por falar em diabo, o símbolo da psicologia é confundido com o tridente do dito cujo e, como disse anteriormente é somente confundido, porque o nosso símbolo (da psicologia) é a vigésima terceira letra grega “PSI”. Também é do GREGO a origem da palavra PSICOLOGIA que significa “ESTUDO DA ALMA OU DO ESPÍRITO.” Junto a tudo isto está o fato da profissão só ter sido regulamentada no Brasil em 1962, ou seja, é uma profissão nova em nosso país.
Diante do exposto é natural que muita gente não saiba muito bem qual é o trabalho do psicólogo, e para isto é necessário que se esclareça muitos pontos ainda desconhecidos pela maioria das pessoas.
Para exercer a profissão de psicólogo imprescindível que a pessoa estude 05 (cinco) anos numa faculdade, mais de 500 (quinhentas) horas de estágio, atualizações constantes depois de formada, aí, ouvimos por todo lado que fulano “deu uma de psicólogo” , ou então “eu sei que não há vaga, mas quem sabe se você der uma palavrinha com ele”… Psicólogo não tem dom Divino. É ESTUDO MESMO. Estudo, prática e prazer no que se faz, tudo isso junto,mais a soma de resultados eficazes, pode levar a uma falsa impressão de que ocorreu um milagre. O nome do milagre é a aplicação do conhecimento técnico e teórico da psicologia com o objetivo de promover o bem estar do ser humano.

Clarice Azevedo
Psicóloga com especialização
em Psicopedagogia
Consultório: Rua Celina Lisboa Frederico, 373 – sala 04

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s