DI CAVALCANTI

Di Cavalcanti nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897. Desde jovem demonstrou grande interesse pela pintura. Com onze anos de idade teve aulas de pintura com o artista Gaspar Puga Garcia. Participou do primeiro salão de humoristas em 1916. Mudou-se para São Paulo em 1917 e neste mesmo ano fez a primeira exposição individual para a revista “ A Cigarra.” Em 1919, fez a ilustração do livro CARNAVAL de Manuel Bandeira. Participou da SEMANA DA ARTE MODERNA em 1922, expondo onze obras de arte e elaborando a capa do catálogo. Em 1923 foi morar em Paris como correspondente internacional do jornal CORREIO DA MANHÃ. Retornou ao Brasil em 1815, indo morar no Rio de Janeiro. Em 1921 Di Cavalcanti foi convidado para ilustrar o livro “Balada do Cárcere de Reading” De OSCAR WILD
Em 1926 fez a capa O Losango de Caqui de MÁRIO DE ANDRADE. Participava também como ilustrador e jornalista do jornal DIÁRIO DA NOITE. Em 1928 filiou-se ao Partido Comunista do Brasil. Morou na Europa novamente entre os anos de1936 e 1940. Em 1938 trabalhou na rádio francesa DIFUSSION FRANÇAISE . Em 1953 foi premiado, junto com o pintor Alfredo Volpi, como o melhor pintor nacional da II Bienal de São Paulo. Recebeu o primeiro prêmio, em 1956 na MOSTRA DE ARTE SACRA (ITÁLIA). Em 1958 pintou a VIA-SACRA para a CATEDRAL DE BRASÍLIA. Em 1971. Ocorreu a retrospectiva da obra de Di Cavalcanti no MUSEU DA ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Faleceu em 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro.

ESTILO ARTÍSTICO E TEMÁTICA
Seu estilo artístico é marcado pela influência do EXPRESSIONISMO, CUBISMO e dos MEXICANOS (Diego Rivera, por ex). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, O SAMBA. O cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado em suas obras como, por exemplo, as praias. Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc.) Abordou também a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos. Usou as cores do Brasil em suas obras em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.

ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Mulheres Protestando

Tempos Modernos
Carnaval
Mulata com Passáro
Mulata de Vestido Verde
Samba
Gafieira

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s