Arte Brasileira

 O Derrubador Brasileiro – Almeida Jr. (1850-1899)

O Derrubador Brasileiro, 1879
Museu Nacional de Belas ArtesRio de Janeiro
A introdução do tema regional nas obras do pintor José Ferraz de Almeida Júnior sempre foi um ponto polêmico entre a crítica: se uma parte nega-se a reconhecer aspectos inovadores na produção de Almeida Jr. (assim reconhecido internacionalmente), por causa dos padrões acadêmicos de pintura, a outra ressalta a importância de sua obra para a arte brasileira.
O “Derrubador Brasileiro” foi pintada em Paris em 1879, trai na presença dos rochedos a concepção do realismo, mas nos demais elementos – nos coqueiros, na natureza tropical do pequeno trecho da paisagem, nas feições mestiças do homem, exprime a nostalgia da pátria distante. “É nosso, o jeito do homem se apoiar no instrumento (braço esquerdo), sentar-se,segurar o cigarro entre os dedos,manifestar no corpo largado,a impressão de força cansada”. 
“O Derrubador”, apoiado em seu machado, emana uma força muscular mas também um erotismo forte, que é possível deixar por conta das ambigüidades naturalistas, onde “o povo” vem carregado de seduções carnais, de potência sexual -veja-se Aluísio Azevedo, veja-se Júlio Ribeiro. Almeida Jr. [1850-1899] insiste no volume entre as pernas do trabalhador.”

2 pensamentos sobre “Arte Brasileira

  1. Quero parabenizar você pelo seu blog e pelas constantes mudanças que vc faz nele. Mudanças que nos ajudam a conhecer o mundo. Você vê além e vaí além, colocando matérias diversificadas que atraem a nós que lemos vc e os que ainda vão ler. E#sta página eu gosto muito. Gosta de pintura e saboreio tudo que está aqui e depois vou para a pesquisa. Mais uma vez parabéns a você e a suas colaboradores que fazem um trabalho que engradece mais o blog.

    • Olá Antonio,
      Amei o seu comentário porque muitas vezes penso que ninguém notou as mudanças de foco. Como você também gosto de pinturas em tela e gosto de saber detalhes sobre a vida de cada um. Achoei e continuo achando interessante é que Anita Malfatti está sendo a mais visita pelos leitores. Realmente é uma pintura fantástica, mas o que dizer dos outros que já mostrei? Cada um com seu estilo, mas tão bons quanto a Anita.
      Obrigada pelas lindas palavras, a Danielle e a Glorinha agradecem também. Volte sempre
      Abraços

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s