Biografias. Obras de Rodin, momentos da vida, esculturas do artista plástico

Rodin, importante escultor francês

René-François Auguste Rodin foi um importante escultor francês. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do Simbolismo. Nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840 e faleceu na comuna francesa de Meudon em 17 de novembro de 1917.

VIDA DO ARTISTA

Desde criança demonstrou grande interesse por esculturas. Aos 13 anos de idade, entrou para uma academia de arte para aprender os princípios básicos das ARTES PLÁSTICAS. Interessou-se, e estudou também, por conta própria, anatomia humana para utilizar os conhecimentos na elaboração de suas esculturas. Ao 18 anos de idade começou a trabalhar para modelador e ornamentista.Especializou-se na elaboração de esculturas em bronze. Em 1864 teve a sua primeira obra rejeitada pelo Salão de Paris. Os especialistas em arte do Salão argumentaram as suas rejeições afirmando que a obra era inacabada. Em 1875 viajou para a Itália e teve contato direto com as obras, principalmente esculturas, dos artistas renascentistas Michelangelo e Donnatello. Em 1876 terminou sua polêmica obra “A Idade do Bronze.” A obra causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin havia usado modelo vivo como molde. Em 1878, obteve o seu tão merecido reconhecimento artístico com a obra “SÃO JOÃO BATISTA PREGANDO” o que lhe rendeu um trabalho de grande importância, conhecida como “A PORTA DO INFERNO.” Estava obra teve como tema passagens da obra “DIVINA COMÉDIA” de DANTE ALIGHIERI. Voltou à temática das paixões humanas e a morte, mas faleceu sem concluir a obra. Em 1880, Rodin criou quatro grandes esculturas: “O Pensador” (1880), “O Beijo (1886), “Os cidadãos de Calais”, (1886) e “O Filho Pródigo” (1889).

Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas, um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grandes partes de suas obras estão expostas no Museu Rodin de Paris.

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s