COM O TEMPO… TODOS NÓS SEREMOS PESSOAS IDOSAS

Tereza, 87 anos , Zifinha 89 anos e Ermelinda 90 anos Três irmãs unaienses, remanescentes de um passado longínquo… Três histórias diferentes, mas iguais na riqueza de detalhes, na longevidade e nos cuidados da  família. Dentro delas a história viva de Unaí.

Os idosos são pessoas que trazem impregnados nelas o testemunho de uma geração devido ao acúmulo dos anos e experiências vividas. Para eles, hoje, o tempo não tem a mesma importância que nos tempos idos. Com a idade avançada os passos se tornam mais lentos e os sentidos mais fragilizados, alguns ainda mantêm a lucidez suficiente para suas repetitivas histórias, o que impacienta o adulto pelo esquecimento de  aquela história já foi contada inúmeras vezes. Estas pessoas que já estão completando a sua história aqui neste mundo, que poucas páginas  estão em branco, são discriminadas pela sociedade por considerá-las fora do padrão de uma sociedade que valoriza o jovem e relega o idoso a uma condição humilhante de “desnecessário.” Aliás, em nosso país, e  também em muitas outras terras convencionou-se que uma  pessoa é idosa aos 65 anos de idade, mesmo sabendo que a maioria está apta a cumprir o seu papel social e profissional, nesta sociedade que a discrimina e a descarta. Esta convenção ditada pelo meio social traz para a pessoa mais velha a sensação de que ela é um estorvo na sociedade. E esta cultura social, gradativamente está  sendo levada para os lares onde o idoso já é olhado como “ aquele que atrapalha a vida”dos saudáveis, e que impregna o ambiente com doenças e com a sua rabugice. Esquecem que a flacidez da pele, a visão fraca, em outros tempos  muito de sua vida foi dedicada no cuidado deles, e que hoje deveriam  ser retribuídos com gestos amorosos ,carinhosos e com muitos cuidados. É certo que a cada novo dia, os anos de vida se tornam cada vez mais pesados – tanto para os mais novos quanto aos mais velhos. Para estes os passos de cada amanhecer são sem leveza, arrastam e acabam obrigando-os a se tornarem dependentes e merecedores dos mesmos cuidados que aplicam às crianças. A idade é democrática, independente da nacionalidade, raça, cor, credo, situação financeira, a natureza nos força a trilhar os mesmos caminhos por aqueles que nos antecedem. Se não houver a valorização dos méritos das pessoas mais velhas de nossa parte, nossos filhos estarão crescendo e sendo formados com os mesmos conceitos, aos quais provavelmente nós é que seremos submetidos em alguns anos. Lembremos que podemos ser tratados pelos nossos jovens da mesma maneira que estamos ensinando-os a tratar os seus idosos. Com a riqueza acumulada ao longo dos anos a presença dos mais velhos traz para os mais novos o tesouro daqueles que aprenderam a ver o mundo com os olhos do coração

Se não podemos mudar o olhar do mundo para com os idosos, muito podemos fazer no nosso universo familiar. O respeito começa em casa.

                                         Alda Alves Barbosa

2 pensamentos sobre “COM O TEMPO… TODOS NÓS SEREMOS PESSOAS IDOSAS

  1. Mulher de uma grandiosidade infinita de sentimentos. Nós a chamamos por esta palavra tão pequena, Mas que é o sinônimo de outra pequenina, Que também exprime o maior dos sentimentos, o “AMOR”. Sua vida, já não lhe pertence. Se abdicou dela, ao colocar-nos no mundo. A sua felicidade é vislumbrada a cada uma De nossas vitórias e conquistas. E sentimos que esta felicidade cresce, ao darmos continuidade ao que ela um dia começou. Mulher forte, destemida e batalhadora. Guarda para si, as suas angústias, Procurando sempre nos poupar, evitando nos preocupar e Buscando dentro de si, forças, para ainda, nos ajudar. Com seus gestos, palavras, carinhos, Ou até mesmo dando-nos o seu colo. Faz sentir-se presente a todo instante, passando-nos a certeza de que, neste mundo para o qual ela nos trouxe, jamais nos abandonará, e que ela é a nossa maior aliada, em qualquer circunstância ou adversidade que a vida nos apresentar. Foi escolhido um dia para rendermos nossa homenagem a você “Mãe”, Mas sabemos que o seu dia, são todos, pois o seu amor por nós, não mede dia, hora nem lugar Para nos ser ofertado. Deixo aqui, a minha singela e sincera homenagem pelo dia de hoje. Mas saiba que em meus pensamentos e em meu coração, eu a tenho a todo instante: “MINHA MÃE QUERIDA, SÍMBOLO DE AMOR. QUE DEUS ESTEJA CONTIGO HOJE E SEMPRE. ÉS PARA MIM A MAIOR, ENTRE TODAS AS MULHERES. SOU PRIVILEGIADO, POR TER VINDO DE VOCÊ. MINHA MÃE, A MELHOR DO MUNDO. OBRIGADO POR TODAS AS ORAÇÕES E PREOCUPAÇÕES. MAS AGORA, É A MINHA VEZ DE LHE DIZER QUE ESTOU AQUI, CONTE SEMPRE COMIGO. QUE TODOS OS DIAS, SEJA O SEU “DIA DAS MÃES” PORQUE, EU AMO VOCÊ. “

    • Olá Solange,
      Descreveu sua mãe tal como ela foi durante toda à vida. Quantos agradecimentos acumulados! Nenhum abandono… Só mãos estendidas. Você não inventou dona Zifinha, ela é tudo isto. Na verdade fico olhando a estatura dela e questiono como pode caber tanta bondade dentro de um ser tão frágil fisicamente! Coisas de Deus!
      Beijos

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s