PARA REFLETIR

APRECIE O LADO POSITIVO DAS PESSOAS

Contam que, uma vez, numa carpintaria, realizou-se uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar as diferenças. O martelo assumiu a previdência, mas os participantes não permitiram, dizendo que ele teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Reclamava que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou a decisão, mas sugeriu que teriam que expulsar o metro que sempre media os outros segundo a sua medida. Neste momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não vamos ficar com nossos pontos fracos, mas concentremo-nos em nossos pontos fortes.” A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Viram-se como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalho juntos. Transportando tudo isto para os seres humanos, porque nós somos assim, quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando busca com sinceridade os pontos fortes que ela possui florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades… isso é para os sábios!!! Seja um deles.

2 pensamentos sobre “PARA REFLETIR

  1. Não sei o que mais me encantou , se foi o texto ou a imagem. Um texto simples que com junção de uma belíssima imagem. Trouxe uma profunda reflexão do papel e da importância que temos. Independente do papel que exercemos na sociedade, o importante é fazê-lo bem. E quando se faz bem se tem destaque e sucesso. Poetisa Alda você faz bem o seu papel e assim merece todo destaque. Parabéns

  2. Olá Dri,
    Não é difícil sabermos qual o papel ou os papéis que devemos desempenhar no mundo, o difícil mesmo é termos um coração leve para absorvermos estes papéis e colocá-los em prática. Num mundo em que a fome de tudo assola o povo é fácil saber onde devemos oferecer nosso ombro, nossas mãos, nosso colo, nosso pão… Mas a dificuldade está no olhar caridoso, cristão ,para desvencilhar-nos de nós mesmos e ir em direção ao outro: Difícil é nos colocarmos em último plano par colocar as prioridades do outro em primeiro lugar. Difícil é também enxergar tanta miséria, enquantos outros enchem as lixeiras de alimento, roubam a escolas dos nossos filhos, a saúde da população,… Difícil também Dri, é morar debaixo de um viaduto e ser enxotado de lá porque está tirando a beleza do lugar! Difícil Dri, está viver num mundo sem ética, sem moral…
    Beijos minha amiga, Fique com Deus

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s