FILATELIA – CONHEÇA O MUNDO ATRAVÉS DELA

A filatelia tem várias áreas de estudo, como: Filatelia Tradicional, História Postal, Pré-Filatelia, Marcofilia, Inteiros Postais, Filatelia Temática, Aero-Filatelia, Astro-Filatelia, Maximafilia, Filatelia Juvenil, Literatura Filatélica, Selos Fiscais, Classe Aberta e Um Quadro.
Você sabia que o Brasil, imitando o exemplo da Grã-Bretanha, foi o primeiro país do continente americano e o segundo no mundo a emitir um selo postal?
Os primeiros carimbos a indicar distâncias do mundo foram adotados na Inglaterra, em 1784. Os numerais abaixo ou ao lado dos nomes das agências denotavam a distância medida a partir de Londres e permitiam aos agentes postais determinar o valor do porte devido, baseados na distância neles estabelecida.
Esses carimbos foram suprimidos em 1795, quando foi verificado que muitas das distâncias estavam impropriamente estabelecidas e, por outro lado, posteriormente, restabelecidos em 1801. O uso destas marcas postais, com a indicação da distância, terminou em 1828. Entretanto algumas poucas agências, na Escócia e na Irlanda, continuaram a usá-las até meados de 1850, mesmo muito tempo depois do sistema de portes por distâncias ter sido abandonado…
No começo, as despesas de transporte das correspondências eram pagas pelo destinatário… Como, às vezes, o destinatário se recusava a receber uma carta e portanto pagar a taxa, o correio da Inglaterra sofria prejuízos. Então criou-se neste país, em 1837, o selo postal que era fixado na carta e comprado por quem a enviava…
Um inglês chamado Sir Rowland Hill(1795-1879), maestro de profissão, chegou a ser com o tempo Administrador do Correio da Inglaterra… Ele estabeleceu a adoção de um sistema de padrões tarifários e critérios de avaliações uniformes que permitia ao Correio da Inglaterra cobrar antecipadamente pelos serviços prestados para toda a nação.
Sir Howland Hill idealizou a reforma postal britânica, em 1840, a qual institui o selo Penny Black. A partir da reforma, não o destinatário e sim o remetente pagava antecipadamente as despesas de transporte da correspondência, que saía selada e carimbada, evitando assim o reaproveitamento do selo…
Seu projeto propunha uma solução inédita: as tarifas deveriam ser pagas através de um comprovante fixado no invólucro da carta, ou sobre o pacote a ser despachado. Os resultados dessa reforma postal inglesa se fizeram sentir imediatamente…

“PENNY BLACK” – o primeiro selo do mundo!
Foram 3 anos de discussão no Parlamento Inglês para a aprovação da Lei de Reforma Postal…
Então, no dia 6 de maio de 1840, suas agências colocaram à venda os primeiros selos adesivos que permitiam a remessa da correspondência para qualquer ponto do país – dando origem assim, ao primeiro selo postal do mundo!
Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. Primeiramente, ficou conhecido como “Penny Postage”, depois como “Penny Black”, devido a sua cor.

A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro. Hill fez o esboço do primeiro selo postal para ser colocado nos envelopes. Um artista londrino Henry Corbould (1815-1905), encarregou-se de desenhar o selo, de cor preta.
Desenhou nele o perfil da Rainha Vitória, encimado pela palavra “POSTAGE”, tendo abaixo o valor da taxa “ONE PENNY” (duzentos e quarenta avos da libra esterlina). Na cor azul, emitido simultaneamente, foi lançado o selo de dois “pence”.
Abaixo , o Primeiro Bloco Postal Brasileiro, cujos selos mostram a efígie de Rowland Hill, quem promoveu a reorganização do serviço postal do Reino Unido. Emitido em 22/10/1938 , com 10 selos no valor facial de 400 réis cada (selo RHM: C-132), em comemoração à 1ª Exposição Filatélica Internacional – “BRAPEX”, ocorrida no Rio de Janeiro.

Pesquisa feita no http://www.girafamania.com.br

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s