DIA MUNDIAL DO MUSEU – 18 DE MAIO

A palavra “MUSEU” de origem grega significa “Templo das Musas. Ao visitar um museu, estamos automaticamente adentrando a uma autêntica ‘ Máquina do Tempo. ’ Os museus nos apresentam uma maravilhosa viagem pelos séculos. Uma oportunidade cultural de conhecermos coisas, objetos, pessoas que nem imaginávamos existir. Os museus são casa que guardam carinhosamente um passado com sonhos, sentimentos e pensamentos. Representam pontes que nos liga, a mundos, templos e culturas diversas. Ao visitar museu um processo cultural é conhecido. Portanto, visitar um museu representa voltar ao tempo, conhecer a história de cada cidade, estado, país… Tudo isto voltado para a valorização do conhecimento humano.

 Autor – Susane Bigheline – Recanto das letras

                                             MUSEU DE UNAÍ

                             

 Há quatro anos foi inaugurado em Unaí o “Museu Histórico Maria Torres Gonçalves,” tendo como diretor Luiz Anselmo de Sá. Ali reside a nossa história, contada através dos objetos, dos documentos, das fotografias, que retratam fielmente o nosso passado. Este espaço está aberto a todos que querem conhecer o jeito de ser e viver do unaiense. Mas apesar de termos este “retrato de nós” o nosso Museu está necessitando muito de um envolvimento maior da nossa população colaborando na doação de peças antigas, que muitas vezes estão guardadas de qualquer jeito, ou mesmo esquecidas em um canto qualquer. Se interessar pelo passado do lugar onde nascemos, ou residimos, é um jeito de dizer que ama a cidade que o acolheu… É dizer que o vaivém das mãos que o embala para você realizar seus sonhos, tem como recompensa o seu respeito, o seu amor. Este amor pode vir de formas diferenciadas… Como você ama Unaí? Qual a sua contribuição com o lugar onde você nasceu ou reside? Procurar conhecer a sua história é uma atitude de amor… E doar o seu passado ao local onde se é guardado o passado do Unaiense é uma verdadeira  demonstração de cidadania.

Como não podia deixar de ser o nosso Museu – na pessoa do seu diretor Luiz Anselmo- comemorou e comemora os seus quatro anos de fundação e o dia Mundial do Museu com muita cultura presenteando o nosso povo com músicas, peças teatrais, danças, capoeira, apresentação da Banda de Música Muncipal , exposição de fotografias do carnaval de Unaí 2012, xilografias, cerâmicas, dentre outros.

Visite o Museu Municipal “Maria Torres Gonçalves” –
Rua Dr. Joaquim Brochado, 197 – Bairro Capim Branco
Site – www.museudeunai.com.br
Alda Alves Barbosa

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s