AVES DO BRASIL

SARACURA-DO-MATO

Família: Rallidae

Ordem: Gruiformes

Distribuição: É encontrada no sudeste do Brasil e também na Argentina e Paraguai.

Habitat: Florestas temperadas, subtropicais ou tropicais úmidas de baixa e alta altitude e rios, mas prefere as áreas pantanosas, alagadiças e taboais.

Alimentação: Espécie onívora, gostam de capins e brotos de milho, consomem insetos e larvas, ovos de outras aves aquáticas, desovas de pererecas.

Reprodução: As saracuras-do-mato nidificam em arbustos, a 2 metros do solo. Normalmente chocam de 4 a 5 ovos por ninhada, que são manchados de marrom.

De um olho vermelho de impressionar, a saracura-do-mato também chama a atenção pela sua plumagem, azulada e marrom, que se contrasta com um bico verde-jade. Também conhecida como saracura e saracura-do-brejo, esta ave, que normalmente é difícil de ser avistada, quando percebe a presença de pessoas sai correndo escondendo-se, em geral chega a medir 34 centímetros de comprimento.

Espécie inquieta, quando está nervosa agita a cauda curta, que naturalmente fica levantada verticalmente. Cantora no horário do crepúsculo, em geral vive solitária ou aos casais. Sua voz é forte e dura.

2 pensamentos sobre “AVES DO BRASIL

    • Jaaziel, obrigada pela observação. Vou retirar. Desculpe-me pela demora, mas tive um problema com a senha e só hoje, um sobrinho conseguiu arrumar para mim. Fiquei um mês e meio sem conseguir fazer nenhuma postagem. Obrigada e tentarei suprir este tempo. Gostaria de lhe agradecer pela visita. Abraços

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s