Janelas Azuis

Aquelas janelas de madeira, pintadas de azul me fascinavam. Nas floreiras, as cores transbordavam e pareciam querer abraçar o mundo que residia ali. Mas não eram só as flores que me fascinavam.. Dois mundos pareciam conviver ali. O dia parecia ser triste. Na noite residia à alegria, o movimento…
O sol nunca conseguia ultrapassar o limite imposto pela barreira das janelas. Nenhum rasgão para consentir que um fio de luz natural penetrasse no que eu chamava de escuridão. O esplendor do sol tornava mais brilhante as pétalas das flores, mas paradoxalmente meu olhar oscilava entre a claridade e o cinza.   Aquelas janelas me emocionavam. Parecia ter o cheiro de casa fechada, a tristeza de dias de muita chuva, trovões abafados e ruas desertas; mas também parecia ter o cheiro de casa aberta, dias de sol e ruas movimentadas.
Era belo ver e imaginar aquelas cenas – belo e triste – Também naturalmente instigante. Incontáveis as vezes que eu ficava do outro lado da rua, criando vidas, tecendo situações… Eu entrava em cada cômodo, dialogava com minhas personagens, abria as janelas, o sol entrava, o ar renovava… Sonhos perenes!
Quando a noite ia chegando as janelas eram abertas e as luzes clareavam a escuridão. De longe eu observava o movimento. A vida morava ali também.     Uma música suave chegava aos meus ouvidos. Meu coração acelerava. Uma mulher debruçava na janela, tocava ternamente nas flores, parecia dançar com elas. Após um tempo fixava seu olhar no céu. Dava a impressão que estava a esmiuçar todo o firmamento.
Durante toda a noite as janelas continuavam abertas, luzes acesas. Algumas vezes eu a via debruçar na janela, olhar as flores e encantar-se com o mundo!…
Quando os primeiros fios de sol começavam a aparecer no horizonte, as janelas azuis eram fechadas, as luzes desligadas. A casa ficava muda… Adormecia… E despertava na noite!

Alda Alves Barbosa

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s