Unaí verticalizada -” Mudanças de hábitos”

IMAGEM: unaiminasgerais.blogspot.com

Quando a chuva molha este nosso chão e o cerrado ressuscita, fico a olhar com vagareza cada pedaço das serranias. Beleza exuberante! Um vale com  cercanias verdejantes! Belo demais para nosso olhar apressado!
Apesar de me emocionar com esta beleza, assusto-me com o crescimento da verticalização das moradias. É belo? Sim, é. Mas precisava de uma preparação do espaço físico para plantar edifícios. Estamos cercados por serras, em meio aos tocos de árvores decepadas e  do extermínio do nosso cerrado. O resultado é este: cimento demais, calor em excesso pela ausência de árvores e prédios em demasia. Isso dificulta que o pouco vento do sertão chegue até nós para minimizar o calor.
Com a verticalização, outros problemas surgiram. Problemas esses que ficam encarcerados dentro das paredes dos edifícios. Sem generalizar, mas tenho conhecimento de que a grande maioria da população que mora nos chamados “espigões” sofre com a mesma situação: a falta de respeito de moradores que transformam o que deveria ser o lar de muitos, em um verdadeiro inferno.
Já foi questionado a necessidade de “cursos” para políticos. Concordo. Não basta desenhar o nome e tropeçar nas letras. É preciso saber administrar, ter ética e moral. E, aqui em Unaí, no momento, carece de um curso de como viver bem em apartamentos; respeitar o outro e se fazer respeitar.
Começar pelo básico. Apartamentos significam moradias uma acima da outra, do lado, em frente. Portanto, não é uma casa aonde você chega e não precisa pensar no vizinho. Quem precisa ou gosta de viver em comunidade de edifícios, necessita ter educação e o mínimo de conhecimento do que é respeito pelo outro.
Aprender a se colocar no lugar de alguém que mora abaixo de você é primordial. Com certeza você aprenderá que apartamentos não são academias. O andar precisa ser leve; a música tem que ser para você ouvir, não para os outros; os sapatos com saltos altos devem ser retirados antes de você entrar no seu espaço físico. O horário de silêncio estipulado pela lei 22:00, é silêncio mesmo. Não quer dizer que antes deste horário você tenha liberdade para  tirar o sossego da vida de quem reside abaixo, ao lado e acima. Qualquer prédio tem um estatuto. Leia antes de alugar ou comprar um imóvel. Talvez não seja conveniente para alguém que quer viver com maior liberdade.
Mas não se esqueça que mesmo residindo em casas, na sua frente, do lado direito, do lado esquerdo, moram pessoas que desejam ser respeitadas.

Alda Alves Barbosa

 

7 pensamentos sobre “Unaí verticalizada -” Mudanças de hábitos”

  1. Alda,
    Como vc sabe, eu também moro em prédio, que por sinal “estou” como síndica desde 2010. Só que aqui, graças a Deus, os moradores são extremamente ordeiros, e temos uma convivência bastante pacífica. O problema é o barulho da rua e dos cães moradores de rua que, além de nao terem donos, ficam latindo e espalhando lixo dos chamados “PIT DOGs”, das escolas, residências etc.. etc.
    O calor é infernal mesmo.
    Mas gostei muito da sua preocupação, será que existe alguém para mudar isso???
    bjs

    • Que bom que você vive em seu prédio uma realidade diferente da minha e de outros. Difícil viver e conviver com essas diferenças de conceitos e atitudes. Existem prédios em Unaí que eu comparo com o nosso Brasil: as leis foram feitas para serem desrespeitadas! A educação e o respeito aos direitos dos outros é que pode modificar toda essa triste realidade! Mas acredito que no momento não existe essa possibilidade de mudança. Somos um país do pode tudo. Só não podemos deixar de pagar os impostos, o aluguel… Bjs Gilda

    • Desabefei Lu… Mas fiz melhor. Comprei um bola de basquete e comecei a treinar no teto do vizinho… Meu velhos braços começaram a remoçar!… Mas ele desistiu da brincadeira. O motivo? Eu só começava a tornear meus braços após ele encerrar a sessão ! rsrssr – Bjs

  2. Realmente, tudo tem seus prós e contras. Em prédios, por exemplo, a proximidade com os vizinhos é maior. Significa que eles vão ficar sabendo dos seus horários, hábitos e gostos. Se você gosta de ouvir música, terá de controlar o volume e o horário para ligar o som. As cotas condominiais representarão um gasto mensal elevado, em alguns casos. Porém, o morador terá elevadores, pessoas trabalhando para realizar a manutenção do prédio e não precisará se preocupar com cadeados em janelas. Nesse caso de vizinhos desordeiros, só falta o bom senso, se tudo for conversado e não resolver, aí sim chama o sindico, ainda assim não resolveu, penso que pode virar caso de justiça, pois pessoas assim não podem morar em prédios.

  3. Alda,os espigões de concreto mesmo que necessário,arde na pele e alma.Ouço virtualmente o clicar da bola que você comprou para se defender do mau vizinho rsrsrsrsrs.Desculpa-me, não poderia deixar de lembrar da traquinagem de uma grande menina poeta…

  4. rsrsrrsrsrs essa menina nunca crescerá Marina. “Olho por olho, dente por dente” – praticando esportes numa frágil kitnet é burrice ao quadrado. Como amo imitar comprei uma bola de basqueteboll… Ele pula corda, da soco nos sacos- dele certamente – eu na minha humilde kitnet apenas exercita os braços no teto… Traquinagem inteligente! rssrs Beijos Marina

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s