Pé de Cerrado

Pegadas, rastros… O que deixamos para nosso planeta? Na relação seres humanos e meio ambiente, marcas profundas ficam gravadas para a eternidade de acordo com nossas diárias atitudes impensadas. A natureza nos presenteia a todo o momento, e alem de sermos ingratos, mal paramos para admirar as riquezas que nos cercam.
A realidade é que todos nos impactamos o ambiente de alguma forma. Diante disso, alguns estudiosos, chegaram ao cálculo da nossa pegada ecológica.   “A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.
Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano. 
Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2)” (WWF Brasil).
Desde a criação dessa contagem, algumas cidades já realizaram o cálculo e tem buscado alternativas para diminuir sua pegada ecológica.
O calculo apesar de considerar aspectos gerais da vida de um indivíduo, é importante para gerar uma noção básica do que pode ocorrer caso não haja mudanças cotidianas.
Qualquer pessoa pode calcular sua própria pegada ecológica, basta entrar no site:
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/sua_pegada/  e descobrir como seus hábitos refletem no planeta!
 
Danielle Rezende

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s