Vida dos Insetos – Grilos

Imagem

 GRILOS

Imagem

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Orthoptera

      Grilos são insetos pertencentes à Ordem Orthoptera, assim como os gafanhotos. Tal grupo se caracteriza por representantes de cabeça grande, olhos compostos, longas antenas e peças bucais mastigadoras. Alguns também possuem asas e/ou pernas traseiras fortes, adaptadas ao salto. Todos os grilos têm esta última característica, e a maioria tem asas.

       Existem cerca de 900 espécies de grilos, em todo o mundo. Eles são animais predominantemente noturnos; vivem em tocas, construídas por eles; e se alimentam de plantas, insetos, fungos e restos de alimentos humanos. Possuem cerca de dois centímetros e meio de comprimento, e cores que variam entre o preto, marrom, verde e branco.

Reprodução

       Os grilos se reproduzem com grande facilidade, gerando um número grande de filhotes. Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo.

       O grilo é um inseto ovíparo com metamorfose incompleta (não apresenta a fase de pupa).

       Os ovos demoram entre 15 e 20 dias para eclodir, medem aproximadamente 2 mm, são razoavelmente translúcidos. A fêmea põe os ovos no chão durante o outono e as crias nascem na primavera seguinte. As ninfas (grilos jovens semelhantes aos adultos) sofrem de 5 a 7 mudas até se tornarem adultos (maturidade sexual), isso leva cerca de 60 dias. A maturidade sexual pode ser observada quando os machos começam cantar.

      O ovopositor da fêmea é grande, delgado e cilíndrico; a genitália masculina pode não ser observada externamente. Além desta diferença, os machos são menores que as fêmeas – dimorfismo sexual.

      Os grilos machos cantam para atrair as fêmeas para a reprodução. Somente os machos cantam. O som é emitido a partir da fricção entre as suas asas e é chamado de estridulação. Na borda de suas asas existem pelos, alinhados como pentes. Em cada época do ano, um som peculiar é produzido.

Curiosidades sobre os grilos:

– Em muitas culturas, esses animais são considerados sinônimos de boa sorte;

– Em algumas espécies de grilos, como a Platycleis affinis, os machos possuem testículos muito grandes, representando aproximadamente 14% de sua massa corporal;

– A criação de grilos já foi um hobby bastante difundido entre os chineses, que os mantinham em gaiolas feitas de bambu ou madeira;

– Muitos países possuem criadouros de grilos, visando principalmente a sua comercialização para restaurantes especializados, e lojas de pescaria, para serem vendidos como iscas;

Referência:

http://www.brasilescola.com/animais/grilo.htm

Galeria:

 ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s