Telhado Verde

2012-03-21_premiacao-boas-praticas-em-sustentabilidade-ambiental-urbana_gg

 

ZZ0381A8CC

O telhado verde  também conhecido como eco telhado, consiste em uma técnica de arquitetura que faz a aplicação de vegetação sobre os telhados de edificações.

É uma prática sustentável que nos centros urbanos traz vários benefícios, como a redução da quantidade e do escoamento rápido da água da chuva, aumento da biodiversidade, redução da emissão de carbono e da diminuição da temperatura. Esse telhado é possível em coberturas de laje,  de cerâmica ou de fibrocimento. Aprenda um pouco mais sobre essa nova prática sustentável:

Como é feito

dsc01198

O telhado verde  é uma obra que precisa de uma boa instalação, ou seja, de uma boa estrutura de cobertura da casa. Primeiro é feito a impermeabilização no telhado de laje, já em telhados de cerâmica são colocados placas de compensado em cada telha. Depois são colocados a terra e o adubo e para impedir que o adubo e a terra escorram são colocados mantas onduladas e mantas de impermeabilização para evitar infiltrações na casa. Além disso, são colocados dutos de irrigação e drenagem para manter a temperatura e reduzir o barulho da chuva. Por último são acrescentados às plantas ao telhado  que podem ser arbustos, gramas e flores, entretanto, são indicadas plantas que resistam à chuva e a estiagem, que sejam de porte pequeno e com crescimento lento, que exija pouca poda e rega.

ilustracao-mostra-como-seria-o-centro-de-sao-paulo-com-coberturas-verdes-1279845714037_560x400

Manutenção

Assim como em qualquer construção, o telhado verde também necessita de manutenção, porém esta pode ser feita de uma a duas vezes no ano, dependendo da empresa responsável pela construção do eco telhado. Na manutenção é verificada a presença de algumas espécies de plantas indesejadas que podem comprometer o telhado e no caso de enfraquecimento no crescimento das plantas é indicado o uso de fertilização com compostos orgânicos.

É importante ressaltar que se for aderir à nova moda sustentável, para um bom resultado, opte sempre por profissionais arquitetos reconhecidos e qualificados no assunto.

???????????????????????????????

Benefícios gerais

Dentre muitos benefícios listados, o Telhado verde:

  • Melhora as condições termo-acústicas do imóvel, no inverno e no verão,dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar condicionado ou climatização.
  • Contribui para a manutenção da umidade relativa do ar no entorno e para formação de microclima, melhorando a qualidade de vida no imóvel e vizinhança.
  • Contribui para formação de um mini-ecossistema, atraindo borboletas, joaninhas e pássaros.
  • Contribui no combate às chamadas ‘ilhas de calor’, formadas nos centros urbanos pela presença excessiva de estruturas de concreto.
  • Contribui no combate ao aquecimento global, aumentando a área verde e o sequestro de carbono da atmosfera pela vegetação.
  • Ajuda no combate às enchentes em locais onde o solo é asfaltado e impermeabilizado; aumenta o tempo de detenção da água da chuva, reduz a velocidade da água e também seu impacto geral.
  • É um excelente atrativo para pontos comerciais e residências, tornando-os mais vistosos.
  • Traz mais harmonia, bem-estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da edificação.telhado verde da prefeitura de são paulotelhado-verde-3

Referência:
http://www.zun.com.br/telhado-verde-como-fazer/

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s