Retalhos de Minas – Teófilo Otoni

Retalhos

374625_105185016268255_1585231813_n

HISTÓRIA DA CIDADE

Polo dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, Teófilo Otoni conquistou o título de Capital Mundial das Pedras Preciosas. Da terra nasce a perfeição da Natureza. A gema bruta, retirada do ventre da Mãe Terra, abre espaço para o homem transformar o belo em imponente.

A cidade se localiza no nordeste do Estado de Minas Gerais, no centro da Província Gemológica Oriental Brasileira, uma das áreas mais ricas do planeta tanto em quantidade como em variedade e qualidade de suas ocorrências gemológicas.

Outro fato que possibilitou a Teófilo Otoni se distinguir das outras cidades da região nessa atividade foi sua colonização, principalmente dos alemães oriundos de Idar-Oberstein, que chegaram por aqui por volta de 1860, e trouxeram as técnicas de lapidação desenvolvidas nas minas de ágata de lá.

A partir de então, Teófilo Otoni desenvolveu um grande polo de lapidação e comercialização de pedras preciosas, tornando-se o maior centro nacional desta atividade. Esta vasta região se estende do norte do Estado do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, Espírito Santo e sudeste da Bahia. Nessa imensa região, além dos minerais gemológicos, ocorrem ainda granito, calcáreos, grafite, dentre outros.

Sua origem se deve à criação da Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri, fundada pelo grande brasileiro Teophilo Benedicto Ottoni, com o objetivo de estabelecer comunicação mais fácil entre o nordeste de Minas e o Rio de Janeiro, por via fluvial e terrestre e, posteriormente, o estabelecimento de um porto de mar para o escoamento da produção da Província.

A abertura de estradas, o estabelecimento da navegabilidade do Rio Mucuri, em cuja rota a Campanhia estabelecia pontos de colonização, e a vinda de numerosos colonos portugueses, holandeses, belgas, franceses, chineses e alemães marcaram o início do desenvolvimento de Teófilo Otoni.

TURISMO

Cidade pólo do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Teófilo Otoni vem se destacando como destino para o Turismo de Negócios e Eventos.

dimensionar

Principais pontos turísticos:

Catedral da Imaculada Conceição

267_2408_full

Uma das iniciativas do Padre Virgolino Nogueira (que era também chefe político), chegando a ser prefeito em 1891, foi demolir a antiga igreja, para construir outra no lugar. Conseguiu levantar uns dois metros da nova igreja, mas morreu quando visitava Caravelas no ano de 1899.

Ali sepultado, teve depois seus restos trasladados para Teófilo Otoni. A retomada da construção, com novo projeto, que resultaria na Catedral, coube ao Monsenhor João Pimenta a partir do ano de 1900.

A Catedral da Imaculada Conceição – também conhecida como Igreja Matriz, está localizada no centro da cidade, próxima à Praça Tiradentes, no local denominado “Alto da Catedral”. Com uma bela arquitetura, possui uma torre com relógio. O templo da Catedral destaca-se, logo na entrada, com duas colunas monolíticas, representando São Pedro e São Paulo, os alicerces da Igreja Católica.

Além dos belos quadros, pintados por Pe. Lázaro, destacam-se os altares e três peças retratando a Santa Ceia, a Morte de São José e a Dormição de Maria. Chama a atenção um belíssimo púlpito e os vitrais que transformam as janelas da igreja em obra de arte.
O estilo é gótico alemão.

Igreja Bom Jesus

266_2408_full

Totalmente reformada, preservando a belíssima arquitetura do templo, tendo completado, em 2003, cem anos de fundação.

Complexo Praça Tiradentes

321010_463522537045908_962337377_n

Localizada no coração da cidade, a praça é o seu ponto de irradiação. Totalmente arborizada, formada por dois magníficos jardins e árvores centenárias. Chama a atenção de todos, não só por sua beleza, mas também pelos raros habitantes: “as preguiças” (Bradypus tridactylus) – adultos e filhotes, constituindo-se em uma atração para todos os que passam naquele local.

A Praça Tiradentes já foi chamada de “Passeio Público”, tendo o início da sua construção em 1924 pelo então prefeito Adolfo Sá, sendo concluída em 1933 no governo do prefeito Manoel Pimenta.
Em 2001 foi totalmente recuperada; novos canteiros floridos, construção do Espaço Cultural e do Anfiteatro e modernização da Fonte Luminosa. No momento, está passando por mais um processo de revitalização, que promete ressaltar ainda mais os seus encantos.

Fonte Luminosa Musical

398121_105185872934836_375401786_n

Doada à cidade de Teófilo Otoni pelo povo alemão na gestão do Prefeito Germano Augusto de Souza, tendo sido inaugurada no ano de 1953, época do centenário da cidade.

Ela foi recebida na Alemanha pelo pedrista Armando Horta, credenciado pelo prefeito para tal finalidade. Após anos de funcionamento, o seu sistema funcional paralisou e, para consertá-lo, vieram especialistas de São Paulo e Belo Horizonte, os quais foram unânimes pela sua condenação. Porém, existia no Bairro São Jacinto, nas proximidades da Fazenda Arnô, uma oficina de ferraria pertencente ao austríaco Frantz Schweighofer, cujo filho restaurou a fonte por duas vezes, restituindo-lhe as variedades de jatos, cores e sons originais. Em 2001, a Fonte Luminosa foi novamente restaurada e modernizada, compondo o conjunto arquitetônico da Praça Tiradentes.

Monumento com Estátua e restos mortais do Fundador Teophilo Benedicto Ottoni

560140_481603081904520_1885919262_n

Transladados do Rio de Janeiro em 1960, por determinação do Presidente Juscelino Kubitscheck, e se encontram na Praça Tiradentes – Panteon.

Maria Fumaça

268_2408_full

A locomotiva a vapor “Poxixá”, que trafegou muitos anos na Estrada de Ferro Bahia-Minas, hoje exposta na Praça Tiradentes.

Anfiteatro

anfi

Local próprio para apresentações de música ao vivo e outras como dança, teatro, musicais, festivais, etc. – Praça Tiradentes.

Praça Germânica

270_2408_full

Totalmente reformada em estilo europeu, conta com um belo jardim e o Monumento ao Colono Alemão, ladeado pela fonte luminosa, em cujas paredes encontram-se gravados os nomes de famílias de imigrantes alemães.

Mercado Municipal

merc

Com produtos regionais; está, no momento, passando por uma reforma para melhoria em suas instalações, bem como implantação de um Restaurante Popular.

Galeria:

Fotos: Sérgio Mourão, Sérgio Guimarães; outras retiradas da internet.

Fontes:
http://www.teofilootoni.mg.gov.br
http://www.feriasbr.com.br/cidade/2408/MG/te%C3%B3filo-otoni/index.html

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s