Festival Sagarana – Feito rosa para o sertão!

579070_353869708056644_1742377931_n

O QUE É O FESTIVAL SAGARANA?

É um festival anual que acontece em Sagarana, distrito de Arinos, no vale do Urucuia, noroeste de Minas Gerais. As atividades acontecem na área da Reserva Biológica, cedida pelo IEF, que abriga equipamentos como a sede do CRESERTÃO, com sala para cursos e treinamentos, cozinha, modelos práticos das experiências em tecnologias sociais (modelos do banheiro ecológico, cisterna, barraginha, viveiro e horta, entre outras), a estação digital e uma hospedaria.

Durante o festival são discutidos temas como cultura, sustentabilidade, políticas públicas, economia solidária, comunicação participativa. O objetivo do festival e a valorização da cultura popular para fortalecer a identidade cultural e a autoestima da população local. As atividades englobam atividades como oficinas, palestras, seminários, vivências, caminhadas ecológicas e visita a pontos turísticos, rodas de conversa e muita música. Como uma programação que atraí tanto as comunidades rurais locais do entorno do distrito e de cidades vizinhas ao Vale do Urucuia, se juntam a eles, pessoas vindas de diversas localidades de Minas e Distrito Federal. Participam ainda do festival, apoiadores dos projetos, especialistas nas áreas correlatas aos temas, estudantes, convidados e artistas, que fazem do festival um ambiente propício para a troca e o compartilhamento de conhecimento e informação.

A marca permanente do festival, Sagarana: feito rosa para o sertão! Cultura, Identidade e Sustentabilidade norteiam o evento, mas as temáticas são anuais. Em 2013 em sua VI edição, o festival traz este ano para a discussão “Das veredas ao mangue. Rumo à terceira margem”, uma proposta de fusão do sertão e o mangue, inspirada na semelhança dos movimentos de resistência que ocorreram em Sagarana, um movimento de assentados e o movimento contracultural surgido em Recife.

Minas e Pernambuco, a cultura sertaneja de Rosa e o mangue beat recifense. E você é nosso convidado para celebrar esta travessia da obra de Guimarães Rosa e Chico Science.

De 02 a 08 de setembro, Sagarana, Distrito de Arinos-MG, Noroeste de Minas

1238798_427099984066949_117080728_n

A VILA

Sagarana – O vilarejo que recebe o nome de uma das principais obras de Guimarães Rosa tem em sua história o verdadeiro universo roseano.

O termo “Sagarana”, criado pelo escritor, contém expressão do regionalismo típico do Estado, definidor da identidade e das raízes do povo mineiro. Significa a ligação do homem com a sua terra e a sua cultura, sem perder os vínculos com a universalidade própria do ser humano, expressa por convicções, crenças, atos e pensamentos.

“Sagarana”, união do radical germânico “saga” – que significa narrativa épica em prosa, ou história com acontecimentos marcantes ou heróicos – com o elemento “rana”, de origem tupi, que quer dizer “à maneira de”, “típico ou próprio de”.

A comunidade de Sagarana ainda convive com muitos problemas sociais, porém é detentora de inúmeras potencialidades locais, a exemplo de manifestações culturais, artesanato de tecelagem, pintura e bordado, uma Estação Ecológica, um conjunto de cachoeiras e terras férteis.

Mais informações no www.festivalsagarana.com.br

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s