Retalhos de Minas – Montalvânia

Retalhos

Montalvânia

Montalvânia está localizada no extremo norte de Minas Gerais. Distante 775 Km de Belo Horizonte; 346 Km de Montes Claros; 748 Km de Brasília; 1.210 Km do Rio de Janeiro e 15 Km do estado da Bahia.

Nasceu de um camponês simples, que lutava por liberdade. Homem que buscava para um povo sofrido o raiar de um novo dia. Sem recursos e influências, surgiu de um ideal calcado na vontade, na garra, na saga de um homem corajoso, inteligente e destemido: Antônio Lopo Montalvão.

Assim, aos 22 dias do mês de abril de 1952, nas terras da fazenda Barra do Poções, surge uma faixa com a inscrição desafiadora: CIDADE DE MONTALVÂNIA.

A cidade possui uma grande concentração de grutas, lapas e abrigos com inscrições e pinturas rupestres milenares, que seriam, segundo o fundador, um compêndio de todos os símbolos e conhecimentos do planeta. Algumas têm mais de seis mil gravuras (Lapa do Possêidon).De acordo com o arqueólogo francês André Proust, um dos maiores pesquisadores da pré-história brasileira, e que esteve na cidade na década de 1970 desenvolvendo estudos, os milhares de símbolos e imagens que existem na região de Montalvânia, têm estilo completamente diferente de outras espalhadas pelo Brasil de tempos pré-históricos.

Inscrições rupéstres

Com praças, ruas e avenidas planejadas, arrojados projetos paisagísticos, Montalvânia vive em franco crescimento, se desponta como local promissor e de grande potencial turístico.

Suas vias públicas levam nomes de grandes pensadores e filósofos que fizeram a história da humanidade, como Buda, Confúcio, Platão, Maomé, Galileu Galilei, Einstein e muitos outros.

Distante de agentes poluentes, num raio de 300 Km, possui paisagens típicas do cerrado e natureza ainda em estado bruto. O rio Cochá banha toda a cidade com suas águas cristalinas e possui belas corredeiras e cachoeiras ideais para a prática de esportes de aventura. Os rios Carinhanha e Itaguari, que se encontram na comunidade de Pitarana, na divisa com a Bahia (15 Km), também fazem parte do cenário turístico do município.

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, incrustada numa gruta, é local de peregrinação religiosa.

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Do mirante do Cristo, no Monte Lopino, com seus imponentes jardins, avista-se toda a cidade.

Montalvânia é conhecida por suas belezas naturais, culturais, pelo mistério e misticismo que permeiam sua história e pela hospitalidade do seu povo.

Galeria:

Fonte: http://www.montalvania.mg.gov.br

http://www.montalvania.com.br

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s