Retalhos de Minas – Uruana de Minas

Retalhosrur

O povoado de Uruana se formou às margens do Ribeirão Sussuarana (nome de uma onça vermelha que existia na Região), no distrito de Garapuava, município de Unaí localizado numa região de terras férteis do município, denominada Vale do Urucuia (ou “Vão” do Urucuia – denominação popular), banhada pelos Ribeirões Sussuarana, São Miguel, Jibóia, Pasto dos Bois, dentre outros. O povoado teve sua origem na fazenda Pasto dos Bois de propriedade de Dona Balbina da Fonseca Melo. A aglomeração se deu a partir das casas de propriedade da fazenda, que por serem agrupados propiciaram a formação do povoado. O fundador do povoado foi o Senhor Astor Ferreira de Morais, neto de Dona Balbina, que também era fazendeiro e catireiro de terras. A fundação foi ano de 1962, quando o Senhor Astor, incentivou a construção de uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e doou um pedaço de terra para a formação do povoado.

Rio São Miguel

Rio São Miguel

Sussuarana, foi o primeiro nome do povoado, por estar o mesmo às margens do Ribeirão Sussuarana.De Sussuarana, passou a chamar-se São José.

Após algum tempo alguns políticos passaram a visitar a região e sugeriram a mudança do nome do Povoado Uruana, que é a fusão das palavras Urucuia (nome do vale onde situa o povoado) com Sussuarana (Ribeirão que banha o Povoado e seu primeiro nome).

Até 1970, o povoado de Uruana, experimentou um crescimento natural, atingindo, aproximadamente, 50 residências. A partir de 1974, houve um crescimento acelerado proporcionando pela desapropriação da Fazenda Boi Preto, situada a 15 km de Uruana. Esta desapropriação foi uma ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – com o objetivo de dividir a fazenda em pequenas propriedades para formar ali um Núcleo de Colonização. Tal colonização atraiu grande número de imigrantes em busca de uma pedaço de terra. Como Uruana, era o povoado mais próximo da Fazenda Boi Preto, os imigrantes se instalaram ali aguardando o processo de desapropriação e da distribuição de terras. Equanto isto, ficaram trabalhando nas lavouras, que é a base da economia da região. Foi um período de boas safras com um intenso movimento comercial em Uruana que não sofreu interferência quando aconteceu a distribuição das terras pelo INCRA.

Este crescimento acelerado , a partir de 1980, sofreu uma queda em função da recessão econômica. A alteração no sistema de Crédito Rural levou a uma mudança no sistema de exploração agrícola. Grandes propriedades reduziram o cultivo de milho e feijão, que absorviam muita mão-de­obra, substituindo pela pecuária, exploração esta que absorve pouca mão-de-obra, o que acelerou uma profunda mudança na vida sócio – econômica da Comunidade.

Atrações Turísticas:

Cachoeira Garapa

Cachoeira Garapa

Cachoeira Vereda dos Porcos

Cachoeira Vereda dos Porcos

Cachoeira Sussuarana

Cachoeira Sussuarana

Cachoeira Pastos dos Bois

Cachoeira Pastos dos Bois

Cachoeira Buritizinho

Cachoeira Buritizinho

Cachoeira das Pedras

Cachoeira das Pedras

Cachoeira da ilha

Cachoeira da ilha

Cachoeira da Jiboia

Cachoeira da Jiboia

Fonte: http://uruana.mg.gov.br/

4 pensamentos sobre “Retalhos de Minas – Uruana de Minas

    • É lindo sim, Cida Costa Luz… Era distrito de Unaí. O que quer dizer que esta beleza toda pertencia ao meu sertão! Acho que poderiam ter evitado que algumas cachoeiras deixassem de pertencer à Unaí! Não evitaram… Perdemos este céu! Obrigada pela visita! Grande abraço

    • Ola Cida, me chamo Emanuel da Costa Luz e estou pesquisando sobre a origem de minha família Costa Luz, esse sobrenome vem de gerações, meu tri avô chamava João da Costa Luz, nascido por volta de 1840 e era mineiro da região de pouso alegre, ouro fino!

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s