coruja

                                                               O que é filosofia?

Algumas das questões mais estimulantes,enigmáticas e importantes já formuladas são filosóficas.Elas podem desafiar nossas crenças mais fundamentais.

A filosofia é por muitas vezes rejeitada como uma disciplina sem relevância para a vida cotidiana. A verdade é que ela pode ser,e com muita frequência é,de fato muito relevante.Todos nos temos crenças filosóficas,mesmo que não percebamos.Podemos acreditar que Deus existe.Ou podemos acreditar que não.Essas são crenças filosóficas.Alguns creem que temos almas imortais,enquanto outros supõem que somos seres puramente materiais.Muitos acreditam que as coisas são moralmente certas ou erradas independentemente do que possamos supor,enquanto outros afirmam que certo e errado são uma questão de preferencia subjetiva.Cremos que o mundo que vemos a nossa volta é real e que existe mesmo quando não o observamos mais uma vez,essas são crenças filosóficas,e foram ambas minuciosamente examinadas por filósofos.

Essas crenças podem ter grande impacto sobre nossas vidas diárias. Alguém que acredite que moralidade não é mais que uma preferencia subjetiva pode acabar se comportando de modo muito diferente de alguém que considere um ser errado matar ou roubar é uma questão objetiva.A também um aspecto filosófico em muitos debates morais e políticos contemporâneos. Questões sobre aborto,direitos dos animais,guerra e liberdade de expressão tém todas uma importante dimensão filosófica.

Alguém que nunca realmente pensou sobre tais questões,ou que esta mal preparado para pensar sobre elas,encontra-se em seria desvantagem quando se trata de avaliar o que é verdadeiro.

                               QUESTÕES FUNDAMENTAIS

As crianças tendem a perguntar repetidamente.. ” Por qué? ” Elas não levam muito tempo para questionar fundamentos – a fazer aquelas perguntas básicas que,em nossa vidas diárias,podem simplesmente não nos ocorrer porque fazem parte do que costumamos considerar obvio.

Embora possa ser divertido,pensar filosoficamente pode também ser perturbador.Quando possamos a fazê-lo,começamos a pensar sem uma rede de proteção o chão firme que pensávamos estar sob nossos pés pode se desintegrar rapidamente,deixando-nos suspensos no ar.Essa sensação de vertigem intelectual é comum na filosofia.Não surpreende que tantos de nos optemos por não pensar sobre essas questões.Preferimos ficar onde nos sentimos seguro.

Universo

Mas vale a pena correr o risco.

D e onde veio o Universo? Por que as coisas  existem? A filosofia faz perguntas fundamentais e muitas vezes perturbadoras sobre a vida.Questionar fundamentos pode ser proveitoso.Alguns dos maiores avanços científicos surgiram quando cientistas formularam perguntas desse tipo.Einstein comentou que uma das suas maiores inspirações veio da leitura do filosofo do seculo XVIII David Hume que o levou a duvidar  do que outros simplesmente tomavam como certo.

E não são só os cientistas que se beneficiam com isso.Alguns dos mais importantes avanços morais e políticos também resultaram da disposição das pessoas de questionar,e em alguns casos rejeitar,o que quase todos os demais simplesmente supunham verdadeiro.

Alda Alves Barbosa

Consulta: Filosofia- Stephen Law

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s