Gruta do Gentio II

História das Artes

58618963

 

Nossa história é mais antiga que a de nossas fazendas, nossos desbravadores do gado. Nossos mais antigos agricultores chegaram à região muito, muito antes que pensávamos, não chegaram a cavalo, ou eram brancos, sequer vieram tomar posse de sesmarias, mas chegaram até aqui em ondas migratórias desde a pré-história, eram povos caçadores-coletores, cujos vestígios são abundantes, descobertos desde os anos 70, pelo pesquisador Ondemar Dias Jr. Testemunham as grutas do Gentio II e Lapa da Foice, conhecidas pela comunidade arquelógica e histórica do Brasil e do mundo, desde muito, desconhecidas ou esquecidas pela maioria de nós unaienses.

Inscrições rupestres na Gruta do Gentio II

Quem diria, Unaí, possivelmente uma das regiões do país mais antigas a ser habitada, onde destaca-se o sítio arqueológico Gruta do Gentio II, registrando-se vestígios de povos caçadores-coletores de mais de 10.000 anos, e de povos horticultores de quase 4.000 anos, que cultivavam segundo abundantes vestígios vegetais: milho, amendoim, cabaça e abóbora. Temos aqui no município, também, o registro da mais antiga cerâmica brasileira, fora a Amazônia, datada de volta de 3.500 anos.

É uma história rica, abundante em seus vestígios, que mais recentemente, em virtude da necessidade de Licenciamento Ambiental para a implantação da UHE queimado e da PCH Unaí na divisa dos municípios de Unaí e Cabeceira Grande revelaram-se NOVOS sítios arqueológicos: sendo 4 na área de Queimado e 34 na área da PCH Unaí ( no local denominado Fazenda Canto).

Nossa história precisa ser preservada, e não existe melhor forma de preservar-mos que conhecê-la. Conhecermos nossa verdadeira origem, quem realmente somos, de onde viemos, nossa própria identidade.

Estamos sobre alguns dos mais importantes sítios pré-históricos da América do Sul, Unaí pode ajudar o Brasil e o mundo a compreender melhor as origens do homem americano. É nosso dever de cidadãos ajudar a preservar esse patrimônio, de Unaí, do Brasil, da Humanidade.

Sítio arqueológico composto por duas grutas próximas 100m uma da outra. Situado no município de Unaí, próximo a MG 128, sentido Guarapuava .
Local catalogado por uma universidade de Brasília, havendo pinturas rupestres datadas de aproximadamente 10.500 anos, além de um corpo mumificado que seria de uma criança morta com aproximadamente 10 anos de idade (artefato que se encontra no D.F.)
O lugar além do valor histórico cultural sem precedentes nos brinda com uma beleza natural inigualável. Cabe-nos ressaltar que todo esse tesouro ecológico se encontra sem nenhum cuidado, proteção ou infraestrutura turística proporcionado por parte de nossas autoridades.

Galeria:

Fotos: Pedalandoporunai.blogspot.com – Texto: José Augusto Nieto – Everson Luiz

Retificação:  “Acauã”, a criança mumificada que foi encontrada na Gruta do Gentio pelo professor Ondemar Dias Jr., Está no RIO DE JANEIRO sob a guarda do INSTITUTO DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA e não no Distrito Federal!

4 pensamentos sobre “Gruta do Gentio II

  1. que legal, com o potencial natural que nosso pais tem, e triste saber que nao se da o valor devido para essas coisas, poderia se ganhar muito em turismo e qualidade de vida valorizando a natureza.

  2. Alda,

    Tem todo o meu apoio em divulgar as belezas de nossa cidade e especialmente quando a intenção é de conscientizar o povo da importância de preservar o patrimônio arqueológico.
    Mas apenas como colaboração não posso deixar de dizer que existem alguns erros nas informações prestadas, entre eles sobre a “Acauã” a criança mumificada que foi encontrada na Gruta do Gentio pelo Professor Ondemar Dias, ela está no Rio de Janeiro sob a guarda do Instituto de Arqueologia Brasileira.
    Não interprete mal esta minha intervenção, é somente para acrescentar…

    abs

    • Obrigada, Marcus. Foi um lapso meu. O José Campetti, da Unainet, me disse isto antes de me emprestar o texto. Eu me esqueci totalmente de fazer a mudança. Obrigada pelo apoio, preciso muito.Ando fazendo mais pesquisas, se encontrar algum erro de informação, por favor, Intervenha! Obrigada pelo carinho e por ler o que aqui posto! Vou fazer a mudança…
      Abraços

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s