Carrancas

retalhos de Minas

bar_sup_histo (1)

Andar pelas ruas de Carrancas ou de bicicletas pelas redondezas, que incluem fazendas históricas e marcos da Estrada Real é passeio obrigatório para quem vem aqui. A cidade foi fundada em meio ao ciclo do ouro e as viagens desde Parati trouxeram bandeirantes e as suas famílias, que fixaram moradia e criaram um povoado. Eram paulistas da capital e de Taubaté que por volta de 1720 encontraram-se às margens do Rio Grande em Minas Gerais.

Apesar de grandes rivais na disputa pelas terras e pelo ouro, juntos se instalaram nas terras onde hoje está situado o município de Carrancas. Empolgados com o potencial fértil de suas terras e com a possibilidade de encontrar ouro em grande quantidade, decidiram conquistar o local iniciando um povoado com suas famílias, escravos e amigos. Em 1721 foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição ficando então conhecido o lugar como Nossa Senhora do Rio Grande.

Pouco a pouco o povoado ia crescendo com os paulistas e portugueses que chegavam interessados pelo ouro e pela agricultura que também se desenvolvia. Outro fator determinante para o seu crescimento, foi a elevação à freguesia em 1736 que aumentou bastante o número de habitantes do lugar.

As escavações feitas pelos novos garimpeiros na serra mais próxima do lugar associadas a duas grandes rochas lá existentes, formavam para quem as via de longe, fisionomias semelhantes às de duas caras, por isso o nome de Carrancas. De lá para cá, muitos outros nomes surgiram, como, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Carrancas de baixo, Carrancas de Cá e finalmente Carrancas. Por ironia, propriamente no município não fora encontrado ouro em quantidade economicamente viável mas sim na região bem próxima onde hoje estão localizados os municípios de São João del Rey , Tiradentes e Lavras.

A febre do ouro passou e desde então Carrancas descansa em suas belas serras e cachoeiras deixando a tranqüilidade tomar conta de todos aqueles que a procuram em busca de paz, aventura e equilíbrio.Hoje, a cidade é considerada a TERRA DAS CACHOEIRAS. Sua beleza natural atrai visitantes de todo o país e do exterior. Pudera, além das trilhas, das quedas d’água e da vegetação abundante, Carrancas tem ainda a hospitalidade de sua gente, que se traduz em pousos variados, de pequenas pousadas a hotéis-fazenda que propiciam ao visitante a verdadeira vida do interior, com direito a ordenha e passeios a cavalo.

Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e de leite, juntamente com a produção de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato. Outro ponto forte é a religiosidade: a fé do povo de Carrancas chama atenção, tanto que o carnaval de festa na cidade acontece duas semanas antes do oficial, o chamado CARNAVAL ANTECIPADO. Depois, enquanto o Brasil inteiro cai na folia, os homens de Carrancas se reúnem em retiro espiritual e a cidade é entregue à paz de quem procura descanso.

Carrancas reúne, em um só lugar, tudo que o amante da natureza e da história de nossa gente pode querer, um lugar bucólico, em que o antigo e novo se misturam, emoldurados por mais de 110 atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras. A cada trilha, uma paisagem nova deságua aos olhos dos turistas que são sempre bem recebidos pelos moradores.

A mesa sempre farta é apenas uma desculpa para o que o carranquense mais gosta de fazer, prosear, seja nos bares, nas ruas, nos próprios atrativos naturais ou em uma das 25 pousadas, hotéis e fazendas que servem de pouso para os visitantes. Carrancas atrai pela religiosidade, pela simplicidade e pela fartura de verde e o som das águas, que está em todos os lugares. Uma terra cheia de cultura popular e belezas naturais.

LOCALIZAÇÃO

O município de Carrancas está localizado na região sul do estado de Minas Gerais.

bar_sup_locali

Latitude “sul- 21º 28’ 24” Longitude “oeste- 44º 39’ 05” • São Paulo – 411 Presidente Dutra / 430 Fernão Dias • Rio de Janeiro – 421 • Belo Horizonte – 286 • Brasília – 1.060 • Vitória – 850 • São João Del Rei – 80 • Tiradentes – 94

 CULTURA

img_sup_cul

A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. Muito mais do que explorar turisticamente e economicamente os aspectos culturais de Minas, deve-se ter em mente que é necessária a valorização de todos os bens culturais e a apropriação desses, por parte de quem vive no estado, para que então seja reconhecida a dimensão simbólica e cidadã que o patrimônio cultural tem.

Minas detém boa parte deste patrimônio e suas cidades centenárias contêm importantes registros materiais que narram episódios importantes da história do Brasil além de serem palco para diversas manifestações artísticas.

As manifestações folclóricas em Minas Gerais têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão presentes no artesanato, na culinária, nas danças típicas, nas músicas, na literatura, e no folclore, com as manifestações populares.

Talvez o jeito mineiro seja muito mais do que o jeito tranquilo e agradável de falar. É o jeito de se expressar, de se fazer representar. O jeito mineiro vai além do tradicional pão de queijo, vai além das diversas igrejas e imagens tombadas como patrimônio cultural, vai além da arquitetura. Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram construindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.

NATUREZA

bar_sup_natu (1)

Além dos passeios para diversão e aventura, Carrancas tem, também, uma diversidade natural que encanta: borboletas de diversos tamanhos, padronagens e cores fazem companhia às Seriemas, que aparecem vez ou outra, com seu canto inconfundível. Teiús, perdizes, garças, calangos, tatus, lebres, raposas, capivaras, pacas e cobras fazem parte do cenário da região. Ainda é possível avistar, mas com alguma dificuldade, tucanos em revoadas no final da tarde. Com vegetação riquíssima, em um encontro entre a Mata Atlântica e o Cerrado, Carrancas atrai observadores e estudiosos, e também ecologistas que vêm em busca de conhecimento e práticas de preservação. Campos rupestres, matas de galeria (densas florestas estreitas, de árvores maiores, que margeiam os cursos d´água) e campos naturais com predominância de gramíneas e ciperáceas são o cenário perfeito para bromélias e orquídeas, que brotam de todos os lugares. Espécies de candeias, copaíbas, ipês amarelos, corticeiras, jequitibás, barbatimão podem ser facilmente encontrados. No alto da serra e misturado às trilhas,no que se observa são pequenas árvores de troncos torcidos, curvos e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira e com pontos específicos de vegetação arbórea densa, o chamado Cerradão. Não é raro observar, em uma mesma trilha, lados de vegetações distintas, o que torna cada passeio ainda mais impressionante.

TURISMO

descida-com-tecnica-de-rapel-por-cachoeira-de-carrancas-1377813828466_667x500

Uma estrada sinuosa leva os visitantes até o alto da serra, de onde é possível avistar as torres da igreja e a pequena cidade rodeada pelas montanhas. A vista inebria pelo verde e pela efusão de vegetações distintas – pedaços de floresta se juntam à mata rasteira e à vegetação próxima do Cerrado para formar o cenário perfeito para o ecoturismo. A grande atração de Carrancas está logo ali, é só se aventurar. São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais. Mesmo nas datas mais festivas, é possível encontrar lugares incríveis ainda não descobertos por muitos. . A cada ano a cidade atrai mais pessoas que vêm em busca de aventura, atividades ligadas à natureza, observação da fauna e da flora e da vida nas fazendas do interior. A quantidade de nascentes, quedas d’água e atrações refrescantes dão a Carrancas o título de “A Terra das Cachoeiras”, conhecida nas capitais e nas cidades da região. Parte mais extensa da charmosa ESTRADA REAL, Carrancas hoje oferece boa estrutura para aqueles que desejam conhecer sua gente hospitaleira e provar um pouco da experiência de caminhar pelas trilhas, atravessar de bike ou a cavalo as matas da região e se contaminar com a calma e a tranquilidade do lugar.

TERRA DAS CACHOEIRAS

bar_sup_cacho

A água brota em Carrancas como as flores no cerrado, onde quer que você ande sempre irá encontrar pelo menos uma pequena nascente, ou um pequeno poço… Hoje são mais de 30 atrações mapeadas, mais de 60 atrativos naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras, das mais próximas da cidade e com trilhas leves, às mais altas na serra e de difícil acesso, mas nem por isso, menos convidativas. Perfeitas para trekking, biking e até trechos de rapel e escalada, as cachoeiras de Carrancas atraem as famílias, os ecoturistas e os mais aventureiros, e oferece recompensas incríveis para quem se aventura em suas trilhas. As cachoeiras em Carrancas estão em propriedades particulares, com exceção à cachoeira da Fumaça que está em espaço público, área que hoje está em processo de criação de um parque municipal. Em algumas cachoeiras o acesso é cobrado durante os feriados e em datas mais cheias. Conheça as principais cachoeiras de Carrancas e escolha onde quer relaxar!

Galeria:

 img_tapete_04_p img_tapete_03_p img_tapete_01_p img_nat_04p img_nat_02p img_nat_01p img_loc_04 img_loc_03 img_loc_02 img_histo_05_p img_histo_05_p (1) img_histo_03_p img_cachoeira_03p img_cachoeira_02p img_cachoeira_01p imag_03 imag_02 imag_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:   http://www.carrancas.com.br/turismo/index.shtml

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s