FUNDADA A ACADEMIA DE LETRAS DE UNAÍ E REGIÃO – ALU

img_4022

Texto: Andréia Zulato

Fotos: Lucian Grillo

No dia 26 de março de 2015 no CEPASA aconteceu a reunião para a fundação da ACADEMIA DE LETRAS DE UNAÍ E REGIÃO (ALUR) – entende-se por região, cidades em um raio de 350 km. Uma iniciativa dos escritores e poetas Alda Alves Barbosa, Jaques Valadares e Ildeu Pereira.

Estiveram presentes os escritores (Acadêmicos Fundadores) de Unaí, de Bonfinópolis de Minas e de Cabeceira Grande. De Unaí: Alda Alves Barbosa, Jaques Valadares, Ildeu Pereira, Cid Olímpio de Souza, José Nogueira Soares, Geraldo Magela da Cruz, Mary Meneses, Ronair Pereira da Gama, Leonardo Rocha Gonzaga, Vanildes Menezes Oliveira, Alberto Tadeu Martins Ferreira e Ana Paula R. Cardoso. De Bonfinópolis de Minas: Nunes de Souza e Sebastião de Mello. De Cabeceira Grande: Ivan de Souza Coimbra. Justificaram suas ausências Leninha leitão, Altair de Sá, Nonato Mendes , Pastor Gilmar e Ana Maria Moraes Carvalho.

Através de aclamação, foi escolhida a diretoria da entidade: Alda Alves Barbosa, presidente; Jaques Valadares, vice-presidente; Cid Olímpio, secretário geral; José Nogueira Soares, primeiro secretário; Geraldo Magela da Cruz, tesoureiro; Ivan de Souza Coimbra, primeiro tesoureiro; Mary Meneses, secretário de eventos intercâmbio; Ronair Pereira da Gama, secretário de biblioteca; Ildeu Pereira, secretário de publicações e imprensa.
Também foi eleito o Conselho Fiscal conforme Artigo 19 do Estatuto da ALUR, os seguintes membros: Alberto Tadeu Martins, Ana Paula Cardoso Mendes e Leonardo Rocha Gonzaga.

A finalidade da ACADEMIA DE LETRAS DE UNAÍ E REGIÃO é congregar, reunir e organizar os escritores nascidos ou residentes em UNAÍ ou região; promover, divulgar e incentivar a literatura local e regional; incentivar o surgimento de novos escritores; realizar intercâmbio com outras organizações literárias, culturais e sociais, nacionais ou estrangeiras; promover a integração literária e cultural na tríplice fronteira; incentivar ou auxiliar como for possível o lançamento de livros; promover eventos literários e culturais entre seus membros ou aberto ao público; participar de iniciativas que promovam o desenvolvimento cultural de UNAÍ e REGIÃO e Políticas Públicas da área de Cultura.

Segundo a presidente Alda Alves Barbosa, ainda esta semana, a ALUR será registrada em cartório de acordo com as exigências das leis brasileiras. “A semente foi plantada. Se regada, e será, frutificará” – ressaltou a escritora unaiense.

galeria de fotos:

6 pensamentos sobre “FUNDADA A ACADEMIA DE LETRAS DE UNAÍ E REGIÃO – ALU

  1. Desejo muito sucesso a todos os membros desta Academia, e que o propósito de levar cultura, conhecimento e lazer a todos possa fazer desta casa um novo marco cultural para todos que apreciam uma boa leitura e eventos pertinentes. Parabéns Alda pela sua nova função ! Tenho a certeza absoluta que será desempenhada com o maior carinho e dedicação. Aproveito a oportunidade para lhe desejar mais uma vez um feliz aniversário ! Beijos e muito sucesso !

  2. Olá meu querido! Escrevendo cada dia melhor! Um comentário bem formulado, limpo, compreensível! Você conhece a minha luta… e o momento chegou! Agradeço o carinho e a força que você me da, preciso muito! Quanto ao meu aniversário, obrigada por se lembrar dele… Eu esqueci rsrsrsrsr… Bjs

  3. Olá, Alda!

    Acredito que essa iniciativa ajudará, e muito, o desenvolvimento, organização e difusão da cultura de Unaí e do Noroeste Mineiro. É um prazer indizível estar ao lado de nobres e sábios escritores, aprendendo e contribuindo com a cultura tão rica de nossa região.

    Ronair Gama

    • Ronair, sei que será uma caminhada árdua, mas gratificante. É bom saber que estamos contribuindo, mesmo que pouco, para que nossa gente noroestina mineira dê alguns passos em direção à descoberta do seu valor cultural. Ter você agregado a esse empenho, a essa luta é motivo de alegria para nós. Não vamos decepcionar, vamos lutar… Educação e cultura deveriam ser prioridades, não é? Obrigada! Abraços

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s