Caeté – Minas Gerais

retalhos-de-minas
download

Caeté fica a 59 km da capital mineira, aos pés da Serra da Piedade, um importante marco turístico, religioso e ambiental de Minas Gerais. A história da cidade teve início no ciclo do ouro, contribuindo com fatos importantes na história do Estado, como a Guerra dos Emboabas; um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das jazidas de ouro. O conflito envolveu os desbravadores e forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. O primeiro grupo, formado pelos bandeirantes paulistas, havia descoberto a região das minas e reclamava a exclusividade na exploração dessas minas. O outro grupo, composto de portugueses e migrantes de outras partes do Brasil, chamado de “emboabas” pelos paulistas. Portanto, Caeté é uma das mais antigas localidades de Minas, com importante patrimônio histórico, cultural e ambiental. O município fica entre os municípios de Taquaraçu de Minas, Raposos, Bom Jesus do Amparo, Santa Bárbara, Sabará, Barão de Cocais, Rio Acima, Nova União e também próxima aos distritos Antônio dos Santos, Morro Vermelho, Penedia e Roças Novas. Na época do ciclo do ouro, a Serra da Piedade era uma espécie de referência para viajantes e aventureiros que vindos do sertão dos geraes, subiam o rio das Velhas em direção a região das minas de ouro. O que os bandeirantes imaginavam serem pedras preciosas e ouro, era o minério de ferro no topo da montanha, que refletia a luz do sol. O caminho segue as margens do rio das Velhas e tem a Serra da Piedade (1.762 metros) como referência. Além da história da serra que reluz, a Serra da Piedade foi localização para a chegada até as minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté. Dentro da bacia hidrográfica do rio das Velhas, a Serra da Piedade é também um importante divisor de águas entre a bacia dos rios Caeté e Sabará com a bacia do rio Taquaraçu. O Rio Caeté deságua no rio das Velhas em Sabará e as águas do Rio Vermelho chegam ao Rio Taquaraçu e depois caem no Velhas. Caeté é é essencial na programação de educação ambiental do peixinho Theo, por ser parte fundamental da história da bacia hidrográfica do rio das Velhas.essencial na programação de educação ambiental do peixinho Theo, por ser parte fundamental da  história da bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Santuário Nossa Senhora da Piedade

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Ideal para a reflexão, oração e o encontro com Deus, o Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza.

Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, com mil e uma facetas da beleza que só a mãe natureza oferece de maneira tão generosa, inspirando a conduta humana.

Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito. Do topo da Serra da Piedade descortina-se uma deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.história da bacia hidrográfica do rio das Velhas.

Imagem talhada por Aleijadinho

Imagem esculpida por Aleijadinho

Belíssimas Igrejas:

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Igrejinha de São Francisco de Assis

Igrejinha de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

Igreja da Penha

Igreja da Penha

Matriz Nossa Senhora de Nazaré

Matriz Nossa Senhora de Nazaré – Morro Vermelho – CaetéCentro Histórico:Centro Histórico

Chafariz de Caeté - Morro Vermelho

Chafariz de Caeté – Morro Vermelho

Pelourinho de Caeté

Pelourinho de Caeté

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Centro Histórico:

Centro Histórico

Centro Histórico

Caeté-Minas-gerais

Casa João Pinheiro

Casa João Pinheiro

Fachada do Museu Regional

Fachada do Museu Regional

Mais Turismos:

Pedra Branca

Pedra Branca

Do cume se pode ter uma boa vista de toda á cidade de Caeté e também da Serra da Piedade.
Apesar de já contar com mais de vinte vias a pedra branca ainda possui uma de suas faces com poucas vias (próximo a via “Esperas dos Urubus”8º grau) onde é possível a abertura de novas vias com dificuldades variáveis.

Pedra Branca,é uma pedra de granito, é bem mais aderente que o calcário tão abundante na região. Como é próxima a Belo Horizonte ela se tornou um ótimo local para treino de aderência dos escaladores da grande metrópole tão acostumados aos buracos do calcário.

Outro ponto interessante é um bar que fica no cume da Pedra Branca.

Cachoeiras:

Cachoeira de Santo Antonio

Cachoeira de Santo Antonio

Cachoeira em Caeté

Cachoeira em Caeté

Cachoeira do Mergulho

Cachoeira do Mergulho

Cachoeira do Leão

Cachoeira do Leão

Cachoeira da Pedra Pintada

Cachoeira da Pedra Pintada

Ruas:

Rua Dr. Israel Pinheiro

Rua Dr. Israel Pinheiro

9380737

Inicio da Rua Mato Dentro

Inicio da Rua Mato Dentro

Praça

Praça

Paisagens:

Acho Caeté uma linda e histórica cidade. Busquei em muitos sites e blogs fotos que pudessem mostrar às pessoas que me visitam aqui a oportunidade de ver e quem sabe visitar esta que uma das cidades que mais admiro em nossa Minas Gerais. As fotos não são minhas. Quem se sentir lesado, por favor, entre em contato com o site. Obrigada.

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s